21 de jul. de 2009

Escolhendo um imóvel para alugar


O processo de escolha para alugar um imóvel demanda tempo e muita paciência. Existem alguns sites onde você mesmo no Brasil poderá encontrar ofertas de imóveis para alugar. Aqui listo alguns que poderão ser úteis.

http://www.logisquebec.com/appartement-a-louer.html
http://www.trouveunappart.com/
http://quebec.kijiji.ca/


Você poderá procurar o imovel por cidade, bairro, tipo de imovel, tamanho e etc., porem, a menos que alguem tenha ido pessoalmente ver o imóvel para você, não feche nada só com as fotografias do imóvel. Eu já vi muito apartamento bonito nas fotos e quando cheguei lá para ver pessoalmente, era bem diferente.


Minha sugestão é alugar um imóvel por um mês para que você possa chegar e ter onde ficar e olhar com calma a cidade e encontrar um lugar melhor para morar. Outra opção, é reservar um hotel por cerca de 3 dias e depois procurar um lugar provisório para morar (1 mês) e ai ter tempo para procurar um aluguel definitivo ou seja, um ano.


Aqui, a maioria dos contratos vencem dia primeiro de julho, então a melhor época para procurar por imóveis, será em JANEIRO OU FEVEREIRO (leia materia minha sobre este assunto em junho/09), porém o mercado hoje esta a procura de locatarios (ano de 2016) logo ficou mais facil alugar um imovel mesmo em datas proximas a julho. 


Classificação do imóvel:


Os imóveis no Quebec são classificados pelo número de cômodos, aqui denominados, peças. 4 1/2 por exemplo, significa que há 4 cômodos e 1/2 significa uma sala de banho (banheiro). Em geral são 2 quartos, uma sala e uma cozinha. É raro encontrar uma casa aqui com 2 banheiros, mesmo nas casas mais luxuosas . Existe, porem não é comum. Você poderá encontrar também 2 1/2. Isto significa que é um studio, ou seja, um quarto com cozinha e banheiro dentro. Não há sala. É ideal para solteiros que morem sozinhos.


O preço dos imóveis:


Os preços vão obedecer a velha lei da oferta e da procura. Cidades como Montreal terá preço mais alto porque há procura maior por parte dos imigrantes a esta cidade. Cidades como Sherbruke terá preço menor por que a procura é menor. Também a oferta de emprego é menor nesta cidade (veja materia minha sobre emprego no Quebec do mês de julho/09). No geral, podemos dizer que os preços ficarão entre CAD 400,00 e 1.200,00 por mês. Eu, por exemplo moro em um apartamento onde o aluguel é de CAD 515,00. O bairro é considerado bom. O imóvel, segundo meus amigos é melhor que o da maioria, porem, é muito inferior a casa que eu morava no Brasil. Isto por sinal, é concenso entre todos os brasileiros com quem conversei, ou seja, a maioria acaba morando em uma casa ou apartamento em condições piores das que tinha no Brasil. Para morar bem aqui, você terá que estar disposto a pagar mais de CAD 1.000,00 por mês. Quando entrei aqui no meu imóvel, o mesmo fedia cigarro e foi entregue pelo último inquilino sem ser limpo. Por sinal, estava imundo. Era obrigação dele entregar limpo mas na prática isto não foi feito. Como tinha pressa em entrar, eu e minha esposa fizemos nos mesmos a limpeza do apartamento. Gastamos 3 litros de água sanitária e desinfetante. Melhorou bem mas ainda tem cheiro de cigarro dentro dos armários. Meu amigo Paulo teve que pintar a casa para ver se o cheiro saia. A tinta foi fornecida pelo proprietário.


Alugar mobiliado ou não:


Uma opção muito comum aqui é alugar o imóvel mobiliado (moble). Isto no entanto, faz com que o preço do mesmo suba em média CAD 250,00 por mês. Para fugir deste valor, é possivel comprar geladeira, fogão, máquina de lavar e secar, microondas, mesa, cadeira, prato e o que mais for necessário para equipar uma casa, usados. O preço é bem mais em conta. Existe por exemplo a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) do Quebec, que, como no Brasil, procura ajudar aos menos favorecidos. Ela recebe diariamente doação da população de todo tipo de objeto de uma casa, inclusive objetos grandes como geladeira e fogão. Ela concerta o que for preciso e vende com 3 meses de garantia a um preço bem mais em conta. Parte do dinheiro é destinada a pagar a equipe de venda, o aluguel da loja, as despesas gerais e o lucro, é revertido para os pobres. É possivel comprar muita coisa boa por lá a um preço bem em conta. A minha geladeira e fogão custaram juntos, CAD 150,00. A máquina de lavar e secar (você vai precisar de uma máquina de secar roupa) CAD 150,00 as duas. Microondas (CAD 30,00). Em fim, equipei minha casa todo por menos de CAD 1.000,00.


Como são construídos os imóveis:


É um choque culturar entrar em um apartamento ou casa no Quebec. Parece que são feitos de papelão de tão frágeis que são. Parede de tijolo, somente em prédios grandes e mesmo assim, nos revestimentos externos. No geral, são construídos de estruturas acartonadas e madeira, plástico e papelão. O piso é de madeira. Não tábua corrida ou taco como é no Brasil. Trata-se de um conjunto de tábuas postas e fixadas por grampo a uma vigota de madeira. Com o tempo, esta estrutura começa a afrouxar e um barulho chato de inheque inheque quando a gente anda passa a fazer parte do dia a dia dentro de casa. Na cozinha e banheiro, são postos sobre estas tábuas, uma especie de manta emborrachada que imita uma cerâmica ou cimento liso. Não há ralo em nenhum destes dois ambientes. Para limpa-los, apenas pano de châo úmido e só, senão vai cair água no apartamento de baixo.


Apesar da fragilidade das construções, elas cumprem o seu objetivo que é protejer do frio seus moradores. Para se ter uma ideia, quando está 8 graus do lado de fora, a temperatura se mantem em 26 graus do lado de dentro, sem a necessidade de se ligar o aquecedor. Nesta época do ano (julho), quando converso com meu pai no Brasil pelo Skipe, ele está de blusa de frio dentre de casa e eu estou de camiseta. Tudo bem que aqui agora é verão mas há dias que o tempo fecha e faz a noite 8 graus fácil fácil.

12 comentários:

  1. Cara..... o trêm é complicado ai então.
    Estou querendo me mudar para Montréal. Estou atualmente em São Paulo. Mas tenho mulher e filho. Como você vê a perpectiva de vida, desde o crecimento financeiro e educacional para uma família que se muda para o canadá?
    Lembrando que sou dentista aqui no Brasil.
    email: e.civil@live.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba meu! Minha filha viveu 7 anos em Quebec com o marido e tiveram aí 2 filhos. Financiaram e compraram uma casa na Rue de Bilbao. Querendo mais ainda, foram para Toronto. Decepção total com relação a benefícios de governo, valores de aluguéis, correria etc.Mas já haviam vendido a casa em Quebec e preferiram voltar para o Brasil com algumas economias deixadas no Canadá. Aqui no Brasil, apesar de sentirem-se mais "em casa", encontraram trabalhos equivalentes aos que tinham no Canadá, porém com salários de 1/3 dos do Canadá. Agora, julho de 2015, estão novamente arrumando a mudança para retornar a Quebec city onde já estão tramitando emprego e tudo o mais pela internet. Isto devido ao choque cultural, clima, e assistência sanitária e educacional das duas crianças. Ainda bem que todos têm a cidadania. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. tobias27/11/15

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Prezados, estou muito interessado em mudar pra Quebec e o farei de q forma, assim sendo, como seria essa mudança: imigração, viagem pra curso ou turismo, enfim, como fazer a coisa de maneira certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcio Gomes. A espera pelo Certificado de Selecao do Quebec CSQ pode levar anos. A fila eh grande. Uma opcao rapidissima porem mais cara, eh vir com visto de estudante. Voce chega. Comeca a estudar um curso qualquer, inclusive de frances e podera trabalhar ate 20 horas por semana. Os cursos no entanto deverao ser pagos e isto custa bem mais para quem tem visto de estudante que para quem tem o CSQ.

      Excluir
  5. Anônimo11/2/16

    Olá!Meu marido e eu queremos mudar para o Québec, não estamos pensando em exercer a profissão na qual nos formamos, mas gostaria de saber se o fato dele ser Engenheiro Eletrônico e eu Enfermeira facilitaria no processo de consegui o visto permanente.Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Bruno Grimouth14/4/16

    O tópico esclareceu bastante sobre os imóveis. Entendi o que quis dizer quando mencionastes que mora em um imóvel pior do que moravas no Brasil. Porém, achei a média mensal de aluguel barata, pra quem trabalha e ganha na moeda local dai, se comparada ao Rio de Janeiro, por exemplo, onde para se morar em um bairro bom paga-se no mínimo 2500 reais mensais por um apartamento precário de 2 quartos e o salário não é proporcional às despesas..

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite,
    Quero dar de presente uma viagem para Quebec para minha mãe,iremos eu ,meu marido,minha mãe e minha filha.Queremos alugar uma casa para o natal.Pode me ajudar ?
    Quero muito que dê certo...Estou usando a conta dela do google mas meu e-mail é flaviasomar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. prezado boa noite,
    estou participando de um processo seletivo de uma empresa de usinagem ai de quebec e tenho algumas duvidas quanto a moradia para alugar que seriam a seguinte:
    atualmente no brasil moro em casa nunca morei em apartamento pois gosto de terreno e privacidade, as casas ai de quebec são muito mais caras do que o apartamento ou os preços são proximos?
    o que preciso saber para alugar uma casa em quebec sabendo que o clima ai castiga o imovel e o morador?
    preciso pagar algum tipo de seguro para se caso ocorra alguma ação da natureza como alagamentos eu esteja coberto?
    como lidar com o frio dentro de casa pois somos do RJ e aqui o clima mais frio nao chega a 10 graus e por ai chega facil a -20 pelo que andei pesquisando.

    cara meus parabéns pelo seu blog que traz bastante informação e te desejo muito sucesso.
    abraço,
    André Medeiros.
    andremedjp@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    Sou formado em técnico em edificações e gostaria de trabalhar no Canada. Tenho nível B1 em compreensão oral em françês. Qual seria a melhor opção que eu teria para ingressar no mercado de trabalho no Canada.
    Segue meu e-mail. tec.alexandrobianchi@gmail.com
    Desde já agradeço o esclarecimento.
    Alexandro Figueiro

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde... minha esposa trabalha na Sodexo e estamos pra se mudar em setembro possivelmente pra Quebec. Falo francês e tô querendo fazer uma pós graduação na minha área que é gastronomia.pois bem, temos um filho de 5 anos e estamos vendendo tudo aqui no Brasil pra irmos... o que nos indica? Tipo, apart ou casa? Já vi que é melhor equipar a casa do que alugar mobiliada. Dicas por favor. Merci a tous

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11/3/20

    I would suggest using https://rentals.ca/fr/a-louer-montreal to help finding properties for rent. It's user friendly and has plenty places available for rent.

    ResponderExcluir

Caro leitor: Faça suas perguntas de como é a vida aqui no Quebec. A medida do possível, procurarei responde-las.